quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CUIDADO COM ORKUT


Navegando pelo Orkut, Luiz Eduardo descobriu o perfil de sua chefe. Adicionou-a à sua lista de amigos sem prestar atenção nos detalhes. Mais tarde, percebeu que caíra em uma brincadeira de mau gosto criada por um empregado não muito satisfeito com a posição de subalterno. “O sobrenome era um trocadilho com uma palavra vulgar e a foto é a mesma do site da empresa. Fui checar as informações do perfil e constavam inverdades, como a descrição de uma pessoa bissexual e com hobbies impublicáveis”, conta. “O pior é que entrei por acaso e não consigo me livrar desse rolo, já que é preciso autorização da outra pessoa para apagá-la de sua lista”, lamenta.

Luiz Eduardo ainda não descobriu se sua chefe está a par da zombaria, mas ela não é a primeira pessoa a ter um perfil falso na rede.

Karina também sofre com o problema. “Alguém que me odeia e que tem uma foto minha se faz passar por mim. Criaram até um e-mail e respondem como se fosse eu, marcando encontros e tudo. E nos testimonials agridem meus amigos e até meus ex-namorados. Difícil está sendo explicar para essas pessoas todas que se trata de uma fraude”, diz Karina, que pretende processar os autores da farsa.

Camila não teve seu perfil alterado, mas também coleciona problemas com o Orkut. “Descobriram minha senha e responderam e-mails, mudaram o perfil e escreveram testimonials. Avisei aos gestores do serviço sobre o problema, cadastrei uma nova senha e tudo se resolveu. Hoje coloco o mínimo de informações possíveis, para não me expor demais”, garante.

Muitas vezes, fraudes e brincadeiras podem ter consequências sérias na vida pessoal dos envolvidos.

Clara e Marcelo se separaram devido a uma polêmica comunidade criada pelos amigos do marido, que não gostavam muito da Clara. “Quando souberam que o casal estava passando por um momento de crise criaram a comunidade Marcelo solteiro, na qual os amigos apelidaram Clara de mocréia e trocavam e-mails incentivando a separação do casal”, conta Luisa, amiga de Clara. “A situação piorou quando o próprio Marcelo aceitou fazer parte da comunidade, segundo ele, “de brincadeira”. Clara descobriu a comunidade e acabou pedindo a separação, com um fim de relacionamento nada amigável”.

Pelo jeito, a idéia de rede de amigos promovida pelo Orkut está virando uma verdadeira rede de intrigas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário